quarta-feira, 24 de outubro de 2012



NORMAS DE CONDUTA E SEGURANÇA

CLUBE DE AEROMODELISMO AeroArco

             As regras de segurança do Clube de Aeromodelismo AeroArco é parte integrante de seu Regimento Interno, e devem ser obedecidas por todos, preservando-se assim a segurança e o conforto na pratica do aeromodelismo no âmbito do clube. Qualquer sócio está autorizado e deve orientar um colega nos casos de dúvida ou inobservância destas normas.

UTILIZE O BOM SENSO E O ESPIRITO DE GRUPO SEMPRE QUE ALGUMA SITUAÇÃO INESPERADA OCORRER E NÃO ESTIVER CONTEMPLADA NESTAS REGRAS.

SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO PILOTO OS EQUIPAMENTOS POR ELE UTILIZADOS, EMPRESTADOS OU INDEVIDAMENTE OPERADOS POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS QUE VENHAM OU NÃO CAUSAR QUALQUER TIPO DE ACIDENTE.

1 – CONTROLE DE FREQUÊNCIA

            Ao chegar à pista e antes de ligar o radio, VERIFIQUE SE A SUA FREQUENCIA ESTÁ LIVRE, diretamente do quadro de Controle de Freqüência, colocando ou retirando sua plaqueta de identificação, e lembre-se que seu rádio é de sua responsabilidade, mesmo que nas mãos de outros, e que no máximo cinco freqüências podem estar em uso ao mesmo tempo.
Após terminar o vôo devolva imediatamente seu marcador ou plaqueta ao Quadro de Controle de Freqüência, e mantenha o rádio devidamente guardado.




2 – POSICIONAMENTOS NOS BOXES E TAXIAMENTO

            Após a verificação e reserva de freqüência no quadro de  freqüências, juntamente com a montagem e preparação do aeromodelo para a partida do motor.
É OBRIGATÓRIO A EXECUÇÃO DO CHECK-LIST ANTES DE CADA VÔO, conforme abaixo:

• A quantidade de pilotos em vôo permite que você voe seu  aeromodelo?
• Retirar seu marcador ou plaqueta do Quadro de Controle de Freqüência
• Verificar o nível de carga das baterias do transmissor e receptor.
• Reabastecer o tanque de combustível do aeromodelo.
• Verifique se a antena do transmissor esta totalmente esticada.
• Ligar o transmissor e depois o receptor, conferir todos os comandos (aileron, leme, profundor, acelerador, “flap”, “dual rate”, trem de pouso retrátil, etc...). quanto à trimagem, quantidade e direção do movimento do aeromodelo.
• Fazer inspeção visual no aeromodelo (fuselagem, “links”, vela GLOW, hélice, rodas, parafusos, etc.).
• Verificar a direção e intensidade do vento e definir o sentido de decolagem e pouso.
• Quando ligar o motor, posicione a cauda do modelo para a pista, evitando atingir outro aeromodelista com poeira, detritos ou jatos desagradáveis de fumaça e óleo;
• Não dê partida com os dedos, utilize SEMPRE o “stick” (bastão de partida), ou Starter (motor de arranque)
• Fazer uma nova inspeção visual no aeromodelo com o motor ligado (verificar se existem peças e/ou parafusos soltos)
• Conferir a regulagem do motor e ajusta-la se necessário.
• Não deixe no chão, restos de papel, fragmento de peças ou modelos quebrados. USE OS CESTOS DE LIXO !!!
• É PROIBIDO o uso de bebidas alcoólicas durante a prática do aeromodelismo.
• O taxiamento deve ser monitorado atentamente pelo piloto ou auxiliar, do Box até a interseção da pista e vice-versa.
• Entende-se como taxiamento monitorado um dos seguintes procedimentos após a partida do motor:
. Em baixa velocidade, o modelo segue pelo chão, porém contido pelas mãos do piloto ou auxiliar em caso de pane ou falta de controle pelo rádio.

              Excepcionalmente, se não houver ninguém entre o Box e a interseção da pista, o avião poderá seguir pelo chão com o piloto acompanhando-o ao lado, pronto para imobilizá-lo em qualquer sinal de emergência, sendo fundamental a observância destes procedimentos.

           . O taxiamento entre a interseção e a cabeceira da pista durante o procedimento
para decolagem e após o pouso deve ser realizado somente pelo aeromodelo,
devendo o piloto permanecer na área dos PITS.
.
              O acesso à pista é PROIBIDO exceto para o resgate RÁPIDO E IMEDIATO de modelo com motor parado, dando sempre o AVISO EM VOZ ALTA para os aeromodelistas que estão com os seus aeromodelos em vôo.

É PROIBIDO DAR PARTIDA NO MOTOR COM O MODELO NA PISTA, SEJAM QUAIS FOREM AS CIRCUNSTÂNCIAS. A PARTIDA DO MOTOR SÓ PODE SER EXECUTADA NOS BOXES
.


3 - POSICIONAMENTO PARA PILOTAGEM

               Dirija-se a área reservada para a pilotagem, selecionando um dos “PITS” para seu vôo. É proibida a pilotagem fora dos “PITS”. Fique sempre de frente para a pista.

4 - PROCEDIMENTOS DE VÔO E POUSO

NUNCA VOE SOBRE A ÁREA DOS BOXES OU DO PÚBLICO.

Procure fazer o vôo de forma segura, utilizando sempre o espaço aéreo homologado para vôo.

• Vôos rasantes só poderão ser feitos aproados com o vento e PREFERENCIALMENTE À FRENTE DA PISTA – NÃO SOBRE A PISTA;
• As manobras DEVEM SER REALIZADAS SOMENTE À FRENTE DA PISTA E EM ALTITUDE SEGURA. Habilidade e responsabilidade são fundamentais;
• Manobras 3D poderão ser realizadas sobre a pista e em baixas altitudes somente após aviso em VOZ ALTA e com autorização dos aeromodelistas em vôo.
• Os vôos deverão, PREFERENCIALMENTE, ser realizados no circuito de vôo, à frente da pista, sempre aproados com o vento.
• São permitidos no máximo o vôo simultâneo de CINCO aviões motorizados;
• É PROIBIDO o vôo simultâneo de helicópteros e aviões.
• Pousos e decolagens devem sempre ser aproados com o vento;
• Peça permissão para pouso: grite PISTA em VOZ ALTA, antes de iniciar o procedimento de aterrissagem e execute a aproximação com segurança e de acordo com as recomendações para um pouso seguro e eficiente;
• Se durante o procedimento de pouso, alguém comunicar obstáculos na pista ou fator que impeça o pouso seguro, abortar o procedimento de pouso e conduzir o aeromodelo
a uma posição de segurança;
• Em casos de pouso ou situação de emergência, utilizar os seguintes procedimentos:
. Aeromodelo pousando com motor desligado – grite: SEM MOTOR - PISTA;
. Aeromodelo sem obedecer a comandos – grite: SEM CONTROLE – todas as pessoas presentes na área de aeromodelismo deverão observar atentamente a direção de movimento do aeromodelo e se proteger se necessário.
. Aeromodelo em situação de emergência devido à inabilidade, imperícia ou imprudência – grite: SEM CONTROLE - AJUDE, solicitando assim a ajuda de pilotos que estejam por perto informando, o mais rápido possível o que estiver ocorrendo, caso tenha tempo.


5- PLANADORES

Quando se tratar de aeromodelo motorizado, os procedimentos são os mesmos adotados para os aviões motorizados;
Se forem utilizados “HI-START”, GUINCHO ELÉTRICO ou REBOQUE MANUAL, para os aeromodelos sem motor, o mesmo deverá ser feito aproado com o vento e no eixo da pista. Os demais procedimentos seguem as regras gerais do clube.
Combine com os demais aeromodelistas presentes a alternância de horário para o lançamento de planadores.


6- HELICÓPTEROS

Os helicópteros devem obedecer ao procedimento padrão para decolagem e pouso recomendados para o vôo de aviões motorizados devendo, entretanto ser observados os
seguintes itens:

NÃO É PERMITIDO COLOCAR AS PÁS EM MOVIMENTO NA ÁREA DOS BOXES;

. O HELICÓPTERO deverá ser conduzido com as mãos, dos BOXES até a área de pousos e decolagens destinadas para tal.

NUNCA SOBREVOE A ÁREA DOS BOXES e DO PÚBLICO.

. Manobras de Autorotação devem ser realizadas fora do perímetro da pista quando houver mais de um aeromodelo em vôo, e sempre deve ser comunicada previamente pelo piloto sua intenção de realizar esta manobra.

. Manobras e treinamento de “HOVERING” somente podem ser executados na área de pouso e decolagem de helicópteros.


7 – ELÉTRICOS (ASAS)

Quando se tratar de aeromodelo elétrico, os procedimentos são os mesmos adotados para os aviões a combustão. Em situações de vôos exclusivos de modelos elétricos, o número máximo de aeromodelos em vôo poderá ser aumentado, desde que autorizado pelo Diretor Controlador de Vôo.


8 - CASOS ESPECIAIS

Casos especiais não abordados nesta regulamentação serão tratados, observando-se as normas de segurança, de acordo com os aeromodelistas presentes e com a autorização do Diretor Controlador de Vôo.
9 - VÔOS DE INSTRUÇÃO

NÃO SÃO PERMITIDOS VÔOS DE INSTRUÇÃO ou AVULSOS SEM CABO TRAINER executados por aeromodelistas SEM  o INSTRUTOR.

Vôos de instrução junto com outros aeromodelos serão permitidos desde que não haja objeção dos outros aeromodelistas que estiverem voando.

• A Diretoria DETERMINA que os vôos de instrução sejam feitos PREFERENCIALMENTE fora dos dias e horários de maior movimento na pista e maior presença de público, salvo com a concordância dos pilotos presentes.

• Os procedimentos de instrução e treinamento seguirão as recomendações do Diretor Controlador de Vôo.


10 - PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTES

No caso de acidentes devem-se seguir os seguintes procedimentos:
SEM DANOS MATERIAIS E/OU PESSOAIS DE TERCEIROS:
1. No caso de queda procurar fixar o olhar na direção provável da queda como forma de facilitar a busca do equipamento acidentado. Não desligue o rádio, este procedimento poderá ajudar na localização, através do ruído causado pelo movimento dos servos.
2. Ao recolher seu avião, inteiro ou em partes, procure recolher todas as partes, o que poderá ajudar na sua reconstrução.
3. Detalhar na medida do possível ao Diretor Controlador de Vôo as causas do acidente, como forma de avaliação dos fatos e para registro no livro de acidentes.
4. No regimento interno do Clube de Aeromodelismo AEROARCO será definida a graduação de responsabilidade em acidentes, para no caso de reincidência por parte do piloto, ser enquadrado e responsabilizado pelos seus atos.


COM DANOS MATERIAIS E PESSOAIS DE TERCEIROS:

1. Caso o acidente tenha gerado vitimas, deve-se ATENDER IMEDIATAMENTE a vitima no que for necessário. Depois de finalizado o atendimento à vítima, seguir os procedimentos vigentes para os danos materiais;
2. Nos casos de danos materiais pertencentes ao Clube ou a terceiros, é de responsabilidade do aeromodelista o ressarcimento dos danos.

Outras disposições serão debatidas e inseridas e Assembléia Geral.

OBS: Este Modelo foi disponibilizado pelo Comdt. Leonardo e adaptado pelo Comdt. Colbert Ditarso. Não são regras definitivas ou imutáveis; aguardamos e esperamos novas sugestões para melhorar nossos procedimentos de voo.
Abraço Fraternal à todos!!!

Comdt. Colbert Ditarso



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