NORMAS DE CONDUTA E SEGURANÇA
CLUBE
DE AEROMODELISMO AeroArco
As regras de segurança do Clube de
Aeromodelismo AeroArco é parte integrante de seu Regimento Interno, e devem ser
obedecidas por todos, preservando-se assim a segurança e o conforto na pratica
do aeromodelismo no âmbito do clube. Qualquer sócio está autorizado e deve
orientar um colega nos casos de dúvida ou inobservância destas normas.
UTILIZE O BOM SENSO E O ESPIRITO DE GRUPO SEMPRE QUE ALGUMA
SITUAÇÃO INESPERADA OCORRER E NÃO ESTIVER CONTEMPLADA NESTAS REGRAS.
SÃO DE TOTAL
RESPONSABILIDADE DO PILOTO OS EQUIPAMENTOS POR ELE UTILIZADOS, EMPRESTADOS OU
INDEVIDAMENTE OPERADOS POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS QUE VENHAM OU NÃO CAUSAR
QUALQUER TIPO DE ACIDENTE.
1 – CONTROLE DE
FREQUÊNCIA
Ao chegar à pista e antes de ligar
o radio, VERIFIQUE SE A SUA FREQUENCIA ESTÁ LIVRE, diretamente do quadro de
Controle de Freqüência, colocando ou retirando sua plaqueta de identificação, e
lembre-se que seu rádio é de sua responsabilidade, mesmo que nas mãos de outros, e que
no máximo cinco freqüências podem estar em uso ao mesmo tempo.
Após terminar o
vôo devolva imediatamente seu marcador ou plaqueta ao Quadro de Controle de Freqüência,
e mantenha o rádio devidamente guardado.
2 –
POSICIONAMENTOS NOS BOXES E TAXIAMENTO
Após a verificação e reserva de
freqüência no quadro de freqüências,
juntamente com a montagem e preparação do aeromodelo para a partida do motor.
É OBRIGATÓRIO A
EXECUÇÃO DO CHECK-LIST ANTES DE CADA VÔO, conforme abaixo:
• A quantidade
de pilotos em vôo permite que você voe seu aeromodelo?
• Retirar seu
marcador ou plaqueta do Quadro de Controle de Freqüência
• Verificar o
nível de carga das baterias do transmissor e receptor.
• Reabastecer o
tanque de combustível do aeromodelo.
• Verifique se
a antena do transmissor esta totalmente esticada.
• Ligar o
transmissor e depois o receptor, conferir todos os comandos (aileron, leme, profundor,
acelerador, “flap”, “dual rate”, trem de pouso retrátil, etc...). quanto à trimagem,
quantidade e direção do movimento do aeromodelo.
• Fazer
inspeção visual no aeromodelo (fuselagem, “links”, vela GLOW, hélice, rodas, parafusos,
etc.).
• Verificar a
direção e intensidade do vento e definir o sentido de decolagem e pouso.
• Quando ligar
o motor, posicione a cauda do modelo para a pista, evitando atingir outro aeromodelista
com poeira, detritos ou jatos desagradáveis de fumaça e óleo;
• Não dê
partida com os dedos, utilize SEMPRE o “stick” (bastão de partida), ou Starter (motor
de arranque)
• Fazer uma
nova inspeção visual no aeromodelo com o motor ligado (verificar se existem
peças e/ou parafusos soltos)
• Conferir a
regulagem do motor e ajusta-la se necessário.
• Não deixe no
chão, restos de papel, fragmento de peças ou modelos quebrados. USE OS CESTOS DE
LIXO !!!
• É PROIBIDO o uso de
bebidas alcoólicas durante a prática do aeromodelismo.
• O taxiamento
deve ser monitorado atentamente pelo piloto ou auxiliar, do Box até a interseção
da pista e vice-versa.
• Entende-se
como taxiamento monitorado um dos seguintes procedimentos após a partida do
motor:
. Em baixa
velocidade, o modelo segue pelo chão, porém contido pelas mãos do piloto ou
auxiliar em caso de pane ou falta de controle pelo rádio.
Excepcionalmente, se não houver
ninguém entre o Box e a interseção da pista, o avião poderá seguir pelo chão
com o piloto acompanhando-o ao lado, pronto para imobilizá-lo em qualquer sinal
de emergência, sendo fundamental a observância destes procedimentos.
. O taxiamento entre a interseção e
a cabeceira da pista durante o procedimento
para decolagem
e após o pouso deve ser realizado somente pelo aeromodelo,
devendo o
piloto permanecer na área dos PITS.
.
O acesso à pista é PROIBIDO
exceto para o resgate RÁPIDO E IMEDIATO de modelo com motor parado, dando
sempre o AVISO EM VOZ ALTA para os aeromodelistas que estão com os seus
aeromodelos em vôo.
É PROIBIDO DAR
PARTIDA NO MOTOR COM O MODELO NA PISTA, SEJAM QUAIS FOREM AS CIRCUNSTÂNCIAS. A
PARTIDA DO MOTOR SÓ PODE SER EXECUTADA NOS BOXES
.
3 -
POSICIONAMENTO PARA PILOTAGEM
Dirija-se a área reservada para
a pilotagem, selecionando um dos “PITS” para seu vôo. É proibida a pilotagem
fora dos “PITS”. Fique sempre de frente para a pista.
4 -
PROCEDIMENTOS DE VÔO E POUSO
NUNCA VOE SOBRE A
ÁREA DOS BOXES OU DO PÚBLICO.
Procure fazer o
vôo de forma segura, utilizando sempre o espaço aéreo homologado para vôo.
• Vôos rasantes
só poderão ser feitos aproados com o vento e PREFERENCIALMENTE À FRENTE DA
PISTA – NÃO SOBRE A PISTA;
• As manobras DEVEM
SER REALIZADAS SOMENTE À FRENTE DA PISTA E EM ALTITUDE SEGURA. Habilidade e
responsabilidade são fundamentais;
• Manobras 3D poderão
ser realizadas sobre a pista e em baixas altitudes somente após aviso em VOZ
ALTA e com autorização dos aeromodelistas em vôo.
• Os vôos
deverão, PREFERENCIALMENTE, ser realizados no circuito de vôo, à frente da
pista, sempre aproados com o vento.
• São
permitidos no máximo o vôo simultâneo de CINCO aviões motorizados;
• É PROIBIDO o
vôo simultâneo de helicópteros e aviões.
• Pousos e
decolagens devem sempre ser aproados com o vento;
• Peça
permissão para pouso: grite PISTA em VOZ ALTA, antes de iniciar o procedimento
de aterrissagem e execute a aproximação com segurança e de acordo com as
recomendações para um pouso seguro e eficiente;
• Se durante o
procedimento de pouso, alguém comunicar obstáculos na pista ou fator que impeça
o pouso seguro, abortar o procedimento de pouso e conduzir o aeromodelo
a uma posição
de segurança;
• Em casos de
pouso ou situação de emergência, utilizar os seguintes procedimentos:
. Aeromodelo
pousando com motor desligado – grite: SEM MOTOR - PISTA;
. Aeromodelo
sem obedecer a comandos – grite: SEM CONTROLE – todas as pessoas presentes na
área de aeromodelismo deverão observar atentamente a direção de movimento do
aeromodelo e se proteger se necessário.
. Aeromodelo em
situação de emergência devido à inabilidade, imperícia ou imprudência – grite: SEM
CONTROLE - AJUDE, solicitando assim a ajuda de pilotos que estejam por perto
informando, o mais rápido possível o que estiver ocorrendo, caso tenha tempo.
5- PLANADORES
Quando se
tratar de aeromodelo motorizado, os procedimentos são os mesmos adotados para os
aviões motorizados;
Se forem
utilizados “HI-START”, GUINCHO ELÉTRICO ou REBOQUE MANUAL, para os aeromodelos
sem motor, o mesmo deverá ser feito aproado com o vento e no eixo da pista. Os demais
procedimentos seguem as regras gerais do clube.
Combine com os
demais aeromodelistas presentes a alternância de horário para o lançamento de
planadores.
6- HELICÓPTEROS
Os helicópteros
devem obedecer ao procedimento padrão para decolagem e pouso recomendados para
o vôo de aviões motorizados devendo, entretanto ser observados os
seguintes
itens:
NÃO É PERMITIDO
COLOCAR AS PÁS EM MOVIMENTO NA ÁREA DOS BOXES;
. O HELICÓPTERO
deverá ser conduzido com as mãos, dos BOXES até a área de pousos e decolagens
destinadas para tal.
NUNCA SOBREVOE A
ÁREA DOS BOXES e DO PÚBLICO.
. Manobras de
Autorotação devem ser realizadas fora do perímetro da pista quando houver mais
de um aeromodelo em vôo, e sempre deve ser comunicada previamente pelo piloto sua
intenção de realizar esta manobra.
. Manobras e
treinamento de “HOVERING” somente podem ser executados na área de pouso e
decolagem de helicópteros.
7 – ELÉTRICOS
(ASAS)
Quando se
tratar de aeromodelo elétrico, os procedimentos são os mesmos adotados para os aviões
a combustão. Em situações de vôos exclusivos de modelos elétricos, o número
máximo de aeromodelos em vôo poderá ser aumentado, desde que autorizado pelo Diretor
Controlador de Vôo.
8 - CASOS
ESPECIAIS
Casos especiais
não abordados nesta regulamentação serão tratados, observando-se as normas de
segurança, de acordo com os aeromodelistas presentes e com a autorização do
Diretor Controlador de Vôo.
9 - VÔOS DE
INSTRUÇÃO
NÃO SÃO
PERMITIDOS VÔOS DE INSTRUÇÃO ou AVULSOS SEM CABO TRAINER executados por
aeromodelistas SEM o INSTRUTOR.
Vôos de
instrução junto com outros aeromodelos serão permitidos desde que não haja objeção
dos outros aeromodelistas que estiverem voando.
• A Diretoria
DETERMINA que os vôos de instrução sejam feitos PREFERENCIALMENTE fora dos dias
e horários de maior movimento na pista e maior presença de público, salvo com a
concordância dos pilotos presentes.
• Os
procedimentos de instrução e treinamento seguirão as recomendações do Diretor Controlador
de Vôo.
10 -
PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTES
No caso de
acidentes devem-se seguir os seguintes procedimentos:
SEM DANOS
MATERIAIS E/OU PESSOAIS DE TERCEIROS:
1. No caso de
queda procurar fixar o olhar na direção provável da queda como forma de
facilitar a busca do equipamento acidentado. Não desligue o rádio, este
procedimento poderá ajudar na localização, através do ruído causado pelo movimento
dos servos.
2. Ao recolher
seu avião, inteiro ou em partes, procure recolher todas as partes, o que poderá
ajudar na sua reconstrução.
3. Detalhar na
medida do possível ao Diretor Controlador de Vôo as causas do acidente, como
forma de avaliação dos fatos e para registro no livro de acidentes.
4. No regimento
interno do Clube de Aeromodelismo AEROARCO será definida a graduação de
responsabilidade em acidentes, para no caso de reincidência por parte do
piloto, ser enquadrado e responsabilizado pelos seus atos.
COM DANOS
MATERIAIS E PESSOAIS DE TERCEIROS:
1. Caso o
acidente tenha gerado vitimas, deve-se ATENDER IMEDIATAMENTE a vitima no que
for necessário. Depois de finalizado o atendimento à vítima, seguir os
procedimentos vigentes para os danos materiais;
2. Nos casos de
danos materiais pertencentes ao Clube ou a terceiros, é de responsabilidade do
aeromodelista o ressarcimento dos danos.
Outras disposições
serão debatidas e inseridas e Assembléia Geral.
OBS: Este Modelo foi disponibilizado pelo Comdt. Leonardo e adaptado pelo Comdt. Colbert Ditarso. Não são regras definitivas ou imutáveis; aguardamos e esperamos novas sugestões para melhorar nossos procedimentos de voo.
Abraço Fraternal à todos!!!
Comdt. Colbert Ditarso
OBS: Este Modelo foi disponibilizado pelo Comdt. Leonardo e adaptado pelo Comdt. Colbert Ditarso. Não são regras definitivas ou imutáveis; aguardamos e esperamos novas sugestões para melhorar nossos procedimentos de voo.
Abraço Fraternal à todos!!!
Comdt. Colbert Ditarso
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